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O que é SEO (Otimização de Sites)?

O que é SEO (Otimização de Sites)?

O que é SEO? Se você já conversou sobre técnicas de marketing digital, provavelmente já ouviu falar do termo SEO. Você deve saber que o SEO é importante e tem algo a ver com os mecanismos de pesquisa. Mas o que exatamente é SEO? Neste artigo, explicaremos o SEO, por que ele é bom para o seu negócio e por que você precisa dele.

Uma breve visão geral de SEO

SEO significa Search Engine Optimization. Nos termos mais simples, um bom SEO otimiza sua visibilidade online. Isso significa que quanto mais pessoas virem seu site, mais seu tráfego online aumentará e maiores serão suas chances de fornecer seu produto ou serviço a um número maior de pessoas. Vamos detalhar por que SEO é tão importante.

Existem apenas 10 vagas, isso mesmo, apenas 10 em uma página de pesquisa do Google. Então, pergunte a si mesmo, quando você digita em uma pesquisa no Google, com que frequência você se aventura da primeira página para a segunda, terceira ou vigésima página dos resultados da pesquisa? Provavelmente, você raramente precisa, porque as primeiras opções nessa primeira página do Google contêm as informações solicitadas em sua consulta de pesquisa.

Se um cliente em potencial digitar um tópico relevante para o que sua empresa pode oferecer, você não quer estar na primeira página de resultados de pesquisa ao lado de seus concorrentes? Se você não estiver em um desses dez principais pontos de pesquisa, outra empresa acabou de ganhar um novo cliente – ou você acabou de perder um.

Esta é a importância do SEO para o seu negócio:

SEO lhe dá o poder de ser a resposta para as perguntas dos clientes em potencial. Além de aumentar a visibilidade e o tráfego, a otimização de sites contribui para sua voz de autoridade em seu campo. Autoridade, então, leva à confiança na marca, que, em última análise, leva à fidelidade à marca.

Ao fazer a pergunta por que o SEO é bom para os negócios, a resposta é que o SEO não apenas atrai novos clientes, mas com o tempo também permite aprofundar o relacionamento de sua empresa com esses clientes por causa da confiança que você estabeleceu com eles.

Como funciona o SEO?

SEO tem tudo a ver com quantidade e qualidade. Quanto melhor o seu site estiver no back-end e no front-end, melhor tráfego você obterá e mais mecanismos de pesquisa aumentarão seus rankings de pesquisa. A construção de SEO funciona combinando elementos de SEO usando uma abordagem orientada a dados. Esses fatores incluem:

  • Análise de palavras-chave
  • Construção de backlinks
  • Criação de conteúdo

Vamos dar uma olhada em como cada um deles fortalece seu SEO para seu marketing digital.

Análise de palavras-chave

As palavras são poderosas e certas palavras têm o poder de controlar seus rankings online. As palavras-chave podem ser palavras simples ou frases que as pessoas usam com frequência para encontrar o que estão procurando. As palavras-chave precisam ser pesquisadas e colocadas estrategicamente em seu conteúdo para que a qualidade do seu conteúdo seja alta e ainda utilize palavras pesquisadas com frequência.

Palavras-chave são uma das razões pelas quais você precisa de SEO para o seu negócio. Os clientes em potencial usarão certas palavras ou frases para pesquisar um produto ou serviço. Se o seu conteúdo contiver essas palavras e frases usadas pelos clientes, você aumentará sua visibilidade porque está fornecendo as respostas usando especificamente as palavras-chave apropriadas. As palavras-chave de SEO mais eficazes serão aquelas que são cuidadosamente pesquisadas e analisadas.

Construção de backlinks

Backlinks são elementos em seu site que apontam para outros sites confiáveis ​​e de alta qualidade. Construir backlinks melhora sua credibilidade porque você está citando fontes que são relevantes para sua área de especialização. Por exemplo, incluir eventos atuais e populares diretamente de sua fonte pode aumentar sua credibilidade.

A construção de backlinks deve ser feita de forma estratégica para que seu conteúdo não se perca em um mar de outras fontes, o que pode ser problemático. Por exemplo, o plágio é levado muito a sério e você não quer apresentar o conteúdo de outras pessoas como se fosse seu. A Inova Factory executa a limpeza de backlinks se isso for necessário para o seu site. A construção de backlinks pode absolutamente melhorar seu SEO, mas precisa ser feita com cuidado e ética.

Criação de conteúdo

O conteúdo é onde seu SEO realmente se concretiza. Seu conteúdo permite que você se comunique diretamente com seu público de clientes existentes e potenciais. É aqui que suas palavras-chave ajudam você a criar autoridade, confiança, consistência e engajamento. Um conteúdo forte pode equilibrar o lado humano de seus negócios orientados para o cliente com as análises orientadas por dados necessárias para otimizar sua presença digital.

Conteúdo é qualquer coisa que seu público vê ou ouve, incluindo:

  • Blogs
  • Texto da página da Web
  • Infográficos
  • Vídeos
  • Postagens nas redes sociais
  • Podcasts
  • Boletins informativos

Seu conteúdo impulsiona o SEO ao interagir diretamente com clientes atuais e potenciais, direcionando assim o tráfego. Seu conteúdo diz ao seu público quem você é e o que você oferece.

O que o SEO pode fazer pelasua empresa

Crie confiança com seus clientes

SEO e experiência do usuário (UX) trabalham lado a lado. Construir confiança organicamente é como o SEO ajuda o seu negócio. A experiência do usuário é como seu público interage com seu site. Quando seus clientes têm uma experiência positiva com sua empresa, você obtém mais cliques na web, aumentando o tráfego e, finalmente, aumentando seu SEO. Como isso acontece organicamente ao longo do tempo, sua classificação em uma página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) ficará cada vez mais próxima desses 10 primeiros lugares.

A experiência do usuário inclui o quão bem seus clientes podem navegar pelo seu site. A base do seu site deve ser sólida e robusta. UX é uma mistura de como web design, tom e branding se unem para tornar a experiência do usuário a melhor possível.

Um bom SEO e UX significam que sua empresa construirá confiança organicamente. As pesquisas orgânicas são os resultados da pesquisa que aparecem na SERP estritamente por meio da pesquisa de um usuário. Isso significa que você não pagou para estar no topo da SERP. Construir confiança organicamente constrói SEO e, desse modo, você continuará a crescer e otimizar seu marketing digital e seu negócio como um todo.

Se você entregar o que os clientes estão procurando, você se tornará uma fonte confiável na qual eles podem contar. Os usuários sabem o que querem. Portanto, se você não atender aos padrões do usuário, seu SEO sofrerá. Se sua plataforma fornece o que seus usuários estão procurando – seja na forma de informações, respostas a perguntas, produtos ou serviços -, você começa a estabelecer confiança com seus clientes. Quanto mais confiança ganha, melhor o SEO e UX do seu marketing digital.

Visibilidade atrai novos clientes

Atrair visibilidade de forma orgânica significa que seu site está aparecendo por causa do que seus clientes pesquisaram. Os clientes podem procurá-lo com base em suas necessidades, que é onde as palavras-chave realmente entram em jogo. Quando os clientes veem você como alguém que pode atender às necessidades deles, você estimula o engajamento. No entanto, o envolvimento não pode começar até que eles estejam cientes de você. A importância do SEO é que ele permite que leads em potencial vejam você, o que significa que o processo de engajamento pode começar.

O SEO é um caminho para a visibilidade, que, dependendo do seu objetivo, pode impactar no ciclo de compra. Saber o que as pessoas estão procurando através da realização de uma pesquisa de SEO completa é fundamental. É aqui que o SEO local se torna crucial para conhecer seu público e suas necessidades e desejos.Então, o que é SEO nos negócios quando se trata de SEO local?

O SEO local usa a localização geográfica da sua empresa nos resultados de pesquisa. Sua localização pode contribuir para sua visibilidade online. Quando um cliente em potencial pesquisa uma pergunta seguida de “perto de mim” ou dentro de sua proximidade geográfica, nesse sentido, você quer ser a empresa que aparece primeiro. Aumentar o SEO local aumentará sua visibilidade online, levando ao crescimento de sua base de clientes.

Importância do SEO: sabendo a diferença entre pesquisas pagas e orgânicas

Uma grande parte do marketing digital é o marketing de mecanismos de busca (SEM). SEM é marketing de busca pago. Isso não é uma coisa ruim, portanto, as campanhas de marketing pagas usam pesquisas estratégicas para ajudar a aumentar seu retorno sobre o investimento (ROI). Você só precisa estar ciente de que a maioria das pessoas reconhece quais resultados de SERP são anúncios e quais são orgânicos. E ganhar tráfego orgânico é o objetivo final.

O tráfego orgânico pode ser melhorado usando ferramentas como campanhas de busca paga para trazer mais visibilidade. No entanto, como consumidor, você pode querer os resultados que não têm a palavra “anúncio” ao lado em sua pesquisa no Google. Seus clientes provavelmente se sentem da mesma maneira.

Como as pesquisas orgânicas levam ao compartilhamento de cliques

Para entender os benefícios do SEO para o seu negócio, primeiro você precisa entender o compartilhamento de cliques. A parcela de cliques é uma estimativa de todos os cliques que sua empresa recebe. Você só poderá ver isso para campanhas de pesquisa e compras. É uma ferramenta para expandir o seu negócio, pois tem potencial para você alcançar ainda mais cliques. Quanto melhor o seu SEO, maior a quantidade de cliques que você terá, porque os resultados orgânicos recebem uma grande parcela de cliques.

Os dados de compartilhamento de cliques podem ser usados ​​para campanhas de pesquisa e compras em vários níveis, dessa forma, incluindo campanhas de pesquisa de palavras-chave, grupos de anúncios, grupos de produtos e atributos de compras. A chave para compartilhamentos de cliques é que eles exigem impressões para receber cliques.

O papel do SEO no marketing digital

Definitivamente, os especialistas em marketing digital da Inova Factory entendem que o SEO pode ser um pouco avassalador. É óbvio que SEO é importante, mas por onde você começa? E , depois de começar, como você sabe que o que está fazendo está causando um impacto positivo no seu negócio? A boa notícia é que estamos aqui para ajudar.

Somos especialistas líderes na área de marketing digital por um motivo. Adotamos uma abordagem orientada por dados para o papel do SEO no marketing digital, ou seja, concentrando nosso tempo e esforço na criação de conteúdo e sites que sabemos que produzirão resultados. Os dados são sempre honestos e sabemos como utilizar os dados pesquisados ​​para melhor beneficiar suas necessidades individuais.

Devo aplicar SEO em meus projetos?

Definitivamente a resposta curta é sim! SEO é uma abordagem intencional e orientada por dados para aumentar a qualidade do marketing digital da sua empresa e a visibilidade que sua empresa recebe. Os benefícios do SEO só podem ajudar o seu negócio, nesse sentido, fazendo valer a pena o tempo gasto na pesquisa. SEO requer muita análise deliberada. É uma prática complexa e em constante mudança.

À medida que novas tecnologias surgem e evoluem, o mesmo acontece com a otimização de sites. O SEO direciona o tráfego, promove sua marca, em resumo, se envolve com os clientes e se relaciona diretamente com a experiência do usuário. SEO é um componente integral do marketing digital de sucesso do seu negócio.

Entre em contato conosco hoje para suas necessidades de marketing digital de SEO

Acima de tudo, ter uma equipe de SEO forte ao seu lado é essencial para o sucesso do seu marketing digital. Se você tiver alguma dúvida sobre por que o SEO é importante para os negócios ou sobre SEO em geral, entre em contato conosco hoje mesmo!

Por fim, adoraríamos conversar com você sobre a importância do SEO e como ele pode apoiar o sucesso do seu negócio. Ligue para (11) 97951-6391 ou preencha nosso formulário de contato para nos dizer o que você está procurando.